quinta-feira, maio 13, 2010

Crescimento do Brasil em 2010

Vi no Bom Dia Brasil de hoje que alguns estão prevendo crescimento de até 8% para o Brasil este ano.
No início do ano alguns já falavam em 7%, melhorou agora.
O problema são basicamente dois:
  1. O risco da inflação que bate a nossa porta pela explosão da demanda, o BC está atento e já aumentou os juros, só que o efeito disso é mais lento do que a pressão nos preços. Vamos acompanhar.
  2. O problema da infraestrutura. Não acredito que nossas estradas, portos, aeroportos e a energia possam dar tranqüilidade com um crescimento deste tamanho. Tenho viajado, a situação começa a se complicar nos aeroportos e pode ser o sinal para as outras áreas da infraestrutura, mas estradas ainda temos graves problemas, na energia, muita previsão e pouca realização de obras, se precisarmos mesmo desta energia podemos ter problemas, os atrasos são inevitáveis, principalmente nas grandes obras. Lembrem-se crescimento demanda energia e a oferta deve preceder o crescimento, para cada 1% de PIB precisamos de 2% de energia dizem livros textos.
Acho que poderíamos crescer este tamanho ai, mas tenho dúvidas sobre nossa infraestrutura. Com relação a inflação, temos vários meios de combate, inclusive corte nos gastos públicos.
A mobilidade urbana esta comprometida e este será outro problema. O crescimento para a indústria automobilística será recorde e hoje 15% de nossa frota entrante pertence a classe D e E, antes sem veiculo.
O crescimento é desejado e louvável, mas podemos imaginar a outra via desta estrada, Tudo se dá em mão dupla.

Nenhum comentário: