domingo, janeiro 20, 2013

Caminhamos para Estagflação?


Li este artigo e fiquei preocupado. Clique e leia. - O título: Is Brazil Heading for Stagflation?

A estagflação é o pior do mundos: Inflação com recessão.

Uma parte:
Nós acreditamos que uma quebra estrutural na tendência de crescimento dos investimentos fixos é uma das principais causas do desempenho decepcionante do PIB real no Brasil.
 Identificamos esta pausa como acontecendo no início de 2012, exatamente quando o governo intensificou sua militância anunciando medidas protecionistas e de novas iniciativas de intervenção do setor.
Se o governo mantém o seu curso, e não consegue reacender espíritos investidores, investimentos fixos deve permanecer deprimido e a economia brasileira corre o risco de entrar em estagflação.

Ou seja, analistas internacionais criticam as intervenções recentes do governo e acusam como baixa do apetite de investidores. Natural e apavorante. Os investidores acompanham notícias do Brasil nestes veículos.

Considerando que as perspectivas de crescimento para 2013 não são boas, e a sinalização da inflação acendeu a luz amarela. Este quadro pode ser real. Espero que não seja.

O governo usa juros para combater inflação, mas em cenário de crescimento baixo nada poderá fazer. Esta é uma das armadilhas que nos esperam este ano.
Investidores estão cabreiros, piora o cenário de crescimento. O consumo e o crédito usados como ferramenta pelo governo já estão praticamente esgotados.
O desconto na energia, medida louvável por cortar encargos, pode ir para o ralo. Primeiro pelo custos da geração térmica,. segundo porque as indústrias podem não passar aos preços alegando já estarem sufocadas. Parte deste desconto pode ir ao consumo, continuando a tese deles de crescer assim, criar a ilusão que o Brasil melhorou e o povão também, mas sem sustentabilidade como 2012 começou a mostrar.

Estamos em uma encruzilhada que precisa esforço do governo em resgatar a credibilidade de não intervir na economia (como a MP 579) e trazer investimentos externos, mas o cenário será duro.
A manobra contábil para fechar o superavit primário denegriu ainda mais nossa imagem.
Precisamos cortar gastos públicos para frear a inflação, já que os juros devem ficar baixos na tentativa de promover crescimento. Petistas não gostam de cortar gastos, ao contrário.
Enfim, vamos torcer, mas o ano não começou com boas projeções, inclusive dentro do próprio governo.

Estagflação pode ser exagero, mas não pode ser descartado. Uma coisa é certa, e espero que esteja errado, 2013 pode ser ruim para todos nós. A conta que venho falando pode estar chegando forte.
Alguns críticos mais ácidos já falam que eles derrubaram os pilares da estabilização (metas de inflação, câmbio e superavit primário) e temos que convir que ambos foram para o espaço.
O projeto pessoal de Lula e de poder do PT pode ter feito um estrago maior do que imaginamos.

Inflação é o pior dos impostos e crescimento baixo a pior das injustiças sociais.

Nenhum comentário: