quarta-feira, abril 10, 2013

Inflação ou crescimento? Dilema do governo? Vamos deixar registrado

Tenho batido nesta tecla, inclusive falando sobre o risco de uma estagflação, que é o pior cenário de uma economia, especialmente a economia moderna, dos tempos atuais.
Vou deixar aqui registrado dois artigos:

1-) Do Terra Notícias: Inflação oficial em 12 meses chega a 6,59% e supera teto do governo - Clique e veja
 O texto completo: O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou inflação de 0,47% em março deste ano, taxa inferior ao 0,6% de fevereiro. A inflação acumulada em 12 meses chegou a 6,59% e superou o teto da meta de inflação estipulada pelo governo, que é 6,5%. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É a primeira vez que o teto da meta é ultrapassado desde novembro de 2011, quando havia sido observada uma taxa de 6,64%. No ano, a inflação acumulada chega a 1,94%. Em março do ano passado, a taxa havia sido 0,21%. Segundo o governo, o limite inferior previsto para a inflação é 2,5% e o centro, 4,5%. A inflação de março foi fortemente influenciada pelos alimentos, que tiveram aumento de preços de 1,47% no mês. Por outro lado, os transportes, com uma deflação (queda de preços) de 0,09%, ante uma inflação de 0,81%, contribuíram para frear a taxa do IPCA em março.
Período - IPCA
março de 2013 - 0,47%
fevereiro de 2013 - 0,60%
março de 2012 - 0,21%
em 12 meses - 6,59%
acumulado do ano - 1,94%

2-) Coluna do Antonio Machado falando do dilema juros altos x inflação, aliás escrevi no post anterior. 
 A questão é se há convicção para dizer: “Presidente, segura os juros que a inflação vai ceder”. Ou: “Presidente, se os juros subirem, há risco de recessão” - Clique e veja

O dilema é sério, pode mudar a política de 2014, apesar de eu acreditar que não há tempo do flagelo inflacionário se mostrar. Crescimento baixo sim, isso pode repercutir na eleição, a inflação será mais nefasta para o Brasil, a conta será alta e o povão pagará, como já vai pagar outras que Lula plantou para o futuro.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come? Vamos ver, mas a racionalidade e a competência terão que entrar em campo, caso contrário vamos ser mais penalizados. Os pilares da estabilização do plano Real foram para o espaço, mas sem dúvida a inflação é o pior deles se cair. 

Nenhum comentário: