sábado, maio 25, 2013

Será mesmo o Bolsa Família uma boa solução?


A imagem acima fala mais do que mil palavras. Por que trabalhar se existe o pitéu do governo?
Pois é, precisamos ir na ferida do Bolsa Família. Existem suas vantagens, mas também muitas desvantagens e ai está a questão. Vamos fazer uma reflexão.
Primeiro é melhor que se esclareça um pouco a verdade e a história deste tal Bolsa Família.
Veja este link: História Bolsa Família:
Resumindo, o Bolsa Família foi a unificação do Auxilio Gás, Bolsa Escola, Cartão Alimentação e Bolsa Alimentação, todos programas criados no governo de FHC. O PT simplesmente unificou estes programas e criou o Bolsa Família.
O programa exige a contrapartida dos participantes, óbvio, filhos na escola é a principal. No passado foi mais rigorosa a fiscalização. Hoje acho que existem grandes falhas de cadastro, fraudes e outras coisas típicas do Brasil. Basta ver o "nível" das pessoas sacando nas loterias o seu Bolsa Família para entender o que digo.
São quase 14 milhões de famílias, que devem abranger quase 50 milhões de pessoas (considerando 4 membros por família).
Não podemos negar que programas assistenciais têm sua serventia. Quando foi idealizado, ele visava dar apoio ao sustento de tantos miseráveis que viviam e ainda vivem no Brasil, mas jamais poderia ser  vista como a salvação da pátria e a extinção da miséria.
Pior ainda quando é instrumento eleitoreiro, sem tirar da pauta o interesse de FHC que teve com certeza o mesmo viés.
Na relação econômica, é impulso no consumo que ajuda a indústria e o crescimento, mas sem sustentabilidade e temporariamente. O Bolsa Família já cumpriu seu papel no tocante a máquina econômica e os ganhos agora devem ser marginais.
Pois bem, se listarmos os benefícios do Bolsa Família e as desvantagens ao país pode ser difícil chegar a uma conclusão e com certeza haverá sempre a polêmica, entretanto a algumas conclusões podemos chegar:
  1. Este programa jamais será extinto por ser forte instrumento eleitoral. Meu receio é quando tivermos uma crise econômica, cíclica ou não. E ai? Alguém vai pagar esta conta, aliás já pagamos com os crescente aumento dos gastos públicos e nossa absurda carga tributária.
  2. Nem os mais ardorosos defensores poderão negar que é um grande estímulo a indolência. Convenhamos que muitos vão preferir o Bolsa Família do que a enxada ou o sol a sol do trabalho. Isso é péssimo.
  3. Deveria haver mais contrapartida e fiscalização do governo. Filhos na escola principalmente. Se temos o programa vamos usá-los para incentivar a educação além das benesses pecuniárias. Não acredito que esta fiscalização exista com o rigor necessário. Ao contrário, acho que existe muita corrupção e erros cadastrais com muitos espertalhões se aproveitando. Vira e mexe temos estes casos na mídia.
Recentemente foi  lançado boato da extinção do Bolsa Família com corrida aos bancos para saque. Isso mostrou a dependência de milhões de pessoas. Acusaram a oposição de usar este boato como ferramenta política, mas há controvérsias e a mídia fala que a CEF se preparou para estes saques , em tese, fora da hora. Não será o governo usando sua ferramenta e uma forma de reforça-la?
Posso garantir e debater com quem quiser. Justiça social não se alcança dando o peixe, mas a vara de pescar, os ensinamentos e as condições para a pesca.
Oportunidades para os jovens, crescimento econômico com sustentabilidade e pensamento no futuro do país seriam a verdadeira justiça social.
Quando um país cresce firme e sustentável as oportunidades de emprego e geração de renda fazem a justiça social de forma muito mais eficiente do que o pitéu do governo depositado no final do mês.
No coração e considerando a situação de tanta gente não é fácil ser contra ou crítico do Bolsa Família, mas na razão e no pensamento de futuro não temos outra alternativa. O Bolsa Família deveria ser transitório, mas ele veio para ficar e o meu medo é quando a festa acabar e a conta chegar para todos nós pagarmos.


Nenhum comentário: